Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Escrita Criativa

Escritor, vá procurar sua turma!

Kaio Serrate
Escrito por Kaio Serrate em 12 de maio de 2021
Escritor, vá procurar sua turma!
Não perca mais nada

Assine a newsletter "Dedo de Prosa" e receba conteúdos exclusivos

Escrever é um ofício solitário. O escritor luta com as palavras, com as próprias limitações técnicas e com a indisciplina.

O ficcionista não escreve porque quer, escreve porque precisa. Aquele que dedica várias horas do dia, todos os dias, ao compromisso de criar histórias atende a um chamado pessoal e experimentará momentos de profunda introspecção.

A solidão é matéria-prima para a narrativa.

Constatar esse aspecto, no entanto, não exclui a necessidade de interagir com outros autores. Serão eles os seus companheiros de jornada.

Contar e ouvir histórias será sempre uma das maneiras de obter inspiração, de aprender sobre a vida ao redor e de treinar a própria sensibilidade para aquilo que despertará ou não o interesse dos leitores.

Frequente eventos, oficinas de escrita criativa, seja ativo em comunidades virtuais. Enfim, descubra quem está olhando para as mesmas questões que você. Você sabe quem são seus contemporâneos? Sabe quem está fazendo literatura na sua cidade, no seu país e fora dele?  Nem preciso dizer que a internet é uma grande aliada nesse processo.

Hemingway, Gertrude Stein, James Joyce, Ezra Pound, F. Scott Fitzgerald encontravam-se com frequência na Paris dos anos 1920. Clarice Lispector, Hilda Hilst e Lygia Fagundes Telles eram amigas e trocavam experiências. Vinícius de Moraes e Manuel Bandeira, idem. São inúmeros os exemplos ao longo da história da literatura.

Se o escritor tem dúvidas sobre um capítulo, um personagem, um parágrafo ou sobre qualquer outra dimensão de sua obra, precisa ter com quem dialogar.

É difícil escolher a literatura como atividade. Conhecer outras pessoas que fizeram a mesma escolha, trocar experiências e apoio mútuo, torna o caminho mais leve.

Encontre uma tribo que partilhe dos mesmos valores que você.

Escritor, vá procurar sua turma!

Conteúdo em vídeo:

Na foto de capa temos: Paulo Mendes Campos, Rubem Braga, Fernando Sabino, José Carlos Oliveira, Vinicius de Moraes e Sérgio Porto pelas lentes do fotógrafo Paulo Garcez.