Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Escrita Criativa

Nota sobre criatividade nº 01

Kaio Serrate
Escrito por Kaio Serrate em 28 de agosto de 2021
Nota sobre criatividade nº 01
Não perca mais nada

Assine a newsletter "Dedo de Prosa" e receba conteúdos exclusivos

Sempre que reflito sobre criatividade, dois aspectos me parecem fundamentais: (1) o criativo precisa acessar a matéria-prima que só existe no seu inconsciente, e (2) o criativo precisa conviver com o risco envolvido no processo.

Sim, pois quase todos os estímulos externos que moldam nosso caráter ao longo da vida operam na direção contrária. Quanto mais utilitarista, linear e racional a nossa postura diante da realidade, melhor nos adequamos ao status quo. Fora dele há desconforto.

Como ser criativo, então? Essa não é a melhor pergunta. Aprendemos mais quando nos perguntamos: o que me impede de ser criativo?

O trabalho mais importante é o de retirar os obstáculos do caminho. A criação é o resultado de um fluxo natural que a maioria de nós esqueceu como funciona.

Exercícios, ferramentas e técnicas são bem úteis, mas, no nível mais elementar da questão, o processo criativo é um ativo pessoal e intransferível.

O trabalho de uma vida  é descobrir aquilo que funciona para cada um de nós. As melhores técnicas são aquelas que inventamos ou adaptamos.

O que funciona para você?