Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Escrita Criativa

Escritor, o que você está tramando?

Kaio Serrate
Escrito por Kaio Serrate em 30 de julho de 2021
Escritor, o que você está tramando?
Não perca mais nada

Assine a newsletter "Dedo de Prosa" e receba conteúdos exclusivos

Uma narrativa não deve ser concebida como uma sequência linear de situações. Toda boa história tem uma lógica sistêmica.

O próprio conceito de trama revela esse caráter sistêmico. O termo vem do universo têxtil e faz referência aos fios que se entrelaçam para formar o tecido. São as linhas entrelaçadas.

A narrativa deve ser como as linhas que formam um tecido, circunstâncias conectadas que compõem uma série de relações de causa e efeito entre os personagens e os acontecimentos.

Tudo deve estar interligado e deve ser necessário para o desenvolvimento da história. Eventos gratuitos enfraquecem a trama.

O autor precisa conhecer em profundidade as relações entre seus personagens e a sequência de eventos de sua história, mesmo quando eles não são narrados em ordem cronológica.

Há um exemplo, sempre citado pelo professor Luiz Antonio de Assis Brasil, que ilustra bem o conceito: se o personagem vai morrer de tuberculose no nono capítulo, tem que ter tido um episódio de tosse no terceiro e ido para o hospital no quinto.

Ou seja, um acontecimento precisa estar justificado por ações anteriores para convencermos o leitor a embarcar na história.

Um enredo precisa de coerência e harmonia. Atingir esse equilíbrio pode parecer fácil para os ficcionistas experientes, mas é sempre um desafio. A ausência dessa unidade orgânica é um defeito comum em narrativas que possuem bons argumentos e bons personagens.

Exercício: engenharia reversa de uma história

Fazer a engenharia reversa de uma história que você gosta é um ótimo exercício para melhorar a própria capacidade de construir esse tipo de relação de causa e efeito entre personagens e acontecimentos da trama.

1 – Reveja um filme ou releia um dos seus livros favoritos.

2 – Faça uma lista dos acontecimentos mais importantes da história e organize uma linha do tempo.

3 – Descreva as relações de causa e efeito na trama.

Conteúdo em vídeo