Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Escrita Criativa

Como usar o efeito borboleta para criar histórias

Kaio Serrate
Escrito por Kaio Serrate em 7 de julho de 2021
Como usar o efeito borboleta para criar histórias
Não perca mais nada

Assine a newsletter "Dedo de Prosa" e receba conteúdos exclusivos

A maior parte das pessoas conheceu o termo Efeito Borboleta por conta de um filme lançado em 2004, estrelado por Ashton Kutcher. Apesar de mal recebido pela crítica, o longa-metragem foi um sucesso comercial. Principalmente entre os jovens da época.

O título faz referência a um famoso conceito da Teoria Do Caos sobre a sensibilidade das condições iniciais nos sistemas caóticos.

“Uma coisa tão simples, quanto o bater de asas de uma borboleta, pode causar um tufão do outro lado do mundo” era a famosa alegoria que ajudava na compreensão do fenômeno, que foi descrito pela primeira vez por um meteorologista que trabalhava em um sistema de equações diferenciais para modelar mudanças climáticas.

Eis o enredo do filme: o protagonista descobre a capacidade de viajar no tempo. Ou melhor, de transportar sua consciência de adulto para momentos anteriores de sua vida e mudar comportamentos e atitudes passadas. Cada tentativa de mudar o próprio passado, inicia uma nova linha do tempo com efeitos imprevisíveis para o próprio narrador e para as pessoas que se relacionam com ele.

O que isso tem a ver com suas histórias?

Você pode utilizar o conceito de Efeito Borboleta como um excelente exercício de escrita criativa.

Comece uma história por um acontecimento banal. Esse pequeno detalhe vai então se desdobrar e gerar efeitos desproporcionais, calamidades e outros resultados impensáveis.

O contrário também é válido. Você pode escrever sobre um grande fenômeno e criar uma narrativa que caminhe até sua origem. Uma origem que remontará a um acontecimento simples. Ou seja, o leitor descobrirá que o grande episódio foi causado por um acontecimento aparentemente insignificante.

Agora que você conhece o exercício, que histórias vai criar a partir dele?

Conteúdo em vídeo